Editado por Mário Melo Costa

História da aip

Tudo começou com a iniciativa de um grupo de assistentes de câmera. Mais tarde, o grupo convidou todos os diretores de fotografia para se juntarem à Associação de Imagem. O registro foi assinado em Junho de 1998.

 

A 29 de Novembro de 1999 a AIP foi aceite na IMAGO Federation. Leonardo Simões e Tony Costa apresentaram a candidatura depois de muitas consultas com ex-presidente Harvey Harrison BSC. Durante essa Assembleia Geral, Tote Trenas AEC foi substituído na presidência da IMAGO por Gustav Mandal FSF.

 

A AIP sempre esteve bem representada na IMAGO. Tony Costa foi membro do conselho vários anos e Inês Carvalho, antiga presidente da AIP foi presidente do Master Class Committee da IMAGO durante vários anos.

 

O facto histórico de se tornar parte da IMAGO teve grande influência sobre a sociedade de directores de fotografia portugueses. Primeiramente focada nas condições de laborais dos seu associados a AIP decidiu tomar um caminho diferente adoptando os princípios e objetivos da IMAGO.

 

Concentrámos esforços durante vários anos na publicação da revista «Imagem», como também no Directório Português de Produção, o Cineguia e organizamos diversos workshops com cineastas de renome como John Bailey ASC e Eduardo Serra AFC que se tornou nosso membro honorário.

 

Agradecemos a contribuição dos nossos patrocinadores que sempre nos apoiaram mesmo em tempos difícies e que sem os quais a AIP não poderia ter chegado tão longe.