Editado por Mário Melo Costa

Parabéns João Ribeiro aip

March 28, 2017

 

Para ao nosso membro João Ribeiro aip pelo prémio Sophia para Melhor Fotografia de 2016 da Academia Portuguesa de Cinema pelo seu trabalho em «Cartas da Guerra» realizado por Ivo Ferreira e produzido pelo «O Som e a Fúria». João Ribeiro aip reconhece que o prémio «dá reconhecimento ao trabalho dos diretores de fotografia como também é um incentivo para a restante equipa do filme» . Cartas da Guerra é um filme baseado no romance de António Lobo Antunes que descreve a guerra colonial em África em cartas que dirige à mulher.

O filme foi filmado com uma câmara simples câmara DSLR Sony Alpha 7S II em formato APS-C para evitar o rolling shutter e enquadrado originalmente para o formato de cinema 1:85 « Não fazia sentido ser mais panorâmico, África é céu e terra também porque poderíamos ter um plano em escala fechada e mesmo assim ter espaço aberto em profundidade» afirma Ribeiro.

O filme tem uma forte componente estética que dá uma dimensão e uma tensão na sua estrutura plástica que se adapta perfeitamente ao tema em foco que é a guerra de guerrilha que se desenrolou em três frentes em África entre 1961 e 1974. Para João Ribeiro é importante «entrar na cabeça do realizador e acrescentar mais e mais, e por isso que depois de ler o guião construo um álbum de imagens de varias fontes (filmes, fotografia, pintura), são sugestões de atmosfera, possíveis influências que dialogam umas com as outras, são no fundo uma forma sintetizada de como visualizo o argumento e ao partilhar com o realizador vamos acertando o universo estético do filme.

O que interessa não é a cópia mas que outras imagens podemos construir a partir destas» acrescenta ainda «tentei sempre imaginar que filmava um filme mudo para expressar o máximo através da imagem.....a imagem "tem de falar" fazer sempre da imagem um contra-campo do som. De que modo a paisagem é um prolongamento do estado emocional da personagem, mas também meu como pessoa - ter sempre presente que se "não se fazem planos", mas que se "criam planos"»Por fim a correção de cor foi feita com Paulo Américo « que reforçou a intenção fotográfica já muito presente na imagem. Para além do prémio para Melhor Direção de Fotografia o filme recebeu mais 8 prémios em outras categorias. 

Para saber mais informações de carácter técnico sobre este filme e em especial sobre a fotografia de João Ribeiro aip está publicado no site do IMAGO um dossier completo do workflow de imagem feito por Philippe Roos AFC a membro do comité de tecnologia e criatividade do IMAGO.

 

Tony Costa

 

João Ribeiro

http://www.aipcinema.com/single-post/2017/03/28/Parab%C3%A9ns-Jo%C3%A3o-Ribeiro-aip

 

Imago

http://www.imago.org/index.php/technical/item/608-focal-digital-production-seminar-in-lisbon.html

Please reload

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Please reload