Teresa Ferreira recebe homenagem da Academia

Academia Portuguesa de Cinema homenageia a nossa associada honorária Teresa Ferreira ao atribuir-lhe o prémio de reconhecimento de carreira Bárbara Virgínia. Este prémio significa para a Academia o reconhecimento de uma figura feminina que se tenha destacado no cinema. Este ano é endossado à hetalonadora Teresa Ferreira que vai receber o galardão na Cinemateca no dia 12 de Janeiro. Nessa sessão passará o documentário «Quem é Bárbara Virgínia» realizado por Luísa Sequeira.

Teresa Ferreira nascida em 1940 trabalhou como hetalonadora nos laboratórios Ulyssea Filmes e largo tempo na Tobis Portuguesa de onde se reformou há alguns anos. Em 2007 por ocasião da homenagem e de atribuição de membro honorário da Associação de Imagem Portuguesa Tony Costa realizou um pequeno documento fílmico que se pode ver aqui Tersa Ferreira «A paixão pela Cor»

A denominação do prémio de Bárbara Virgínia é uma forma da Academia encontrou para homenagear a primeira realizadora portuguesa, tendo sido ela a primeira mulher realizadora a apresentar um filme no festival de Cannes em 1946 com o filme «Três Dias sem Deus».

A Associação de Imagem não esconde o seu regozijo pela amável iniciativa da Academia de Cinema.

A Teresa das cores está de parabéns.

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Editado por Mário Melo Costa