Editado por Mário Melo Costa

Homenagem a José Luis Carvalhosa na CINEMATECA

August 20, 2018

 

Numa organização conjunta entre a Cinemateca Portuguesa e a Associação de Imagem, realizou-se no da dia 13 de julho uma homenagem póstuma ao diretor de fotografia José Luís Carvalhosa aip.

Na sessão da cinemateca discursaram o diretor da Cinemateca  José Manuel Costa que realçou o papel do diretor de fotografia no cinema e em particular a contribuição do trabalho do Luís com os realizadores com quem trabalhou destacando o trabalho com António de Macedo e com Fernando Matos Silva que também esteve presente e falou sobre a sua experiência com o José Luís. Margarida Ferreira de Almeida também fez questão de marcar presença. Foi produtora de muitos dos trabalhos onde José Luís foi o diretor de fotografia e ladeada por João Ribeiro aip ( que se iniciou com José Luís Carvalhosa) leu o seu texto que se pode obter aqui neste link https://www.facebook.com/notes/margarida-ferreira-de-almeida/imenso-defenitivo/10214191325850161/ 

 

 

 

O presidente da aip Tony Costa depois de passar este  vídeo também falou em nome dos colegas em que leu algumas frases dos colegas que destaca os de Octávio Espírito Santo que disse sobre José Luís «que pena, gostaria tanto de estar nessa merecida homenagem a esse grande amigo que tanto me deu. Foi ele que me ensinou toda a base técnica da imagem e principalmente a ética profissional e humana neste mundo de vida precária da atividade cinematográfica» e de Rui Poças aip que também trabalhou no inicio da carreira com o José Luís «Ser diretor de fotografia em Portugal nunca foi fácil. E, mais difícil terá sido em tempos de produção escassa manter-se fiel a uma profissão ingrata, pouco reconhecida e de solicitação irregular. Desde que conheci o José Luís nunca o vi alimentar o desalento. Sempre admirei nele a forma como combatia as adversidades, com boa disposição, versatilidade e gentileza. Penso que assim o recordam a maioria das pessoas que com ele trabalharam. Não se pode ser completo em nenhuma profissão sem cuidar da ética. O José Luís nessa como noutras coisas, foi para mim um profissional exemplar e um grande colega.  

 

 

 

Please reload

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Please reload