Editado por Mário Melo Costa

JP Caldeano filma “Tiro e Queda”

October 15, 2018

 

JP Caldeano regressou a Portugal em 2017 para Filmar a longa metragem Portuguesa “Carga”, e desde então foi ficando por Portugal a fazer anúncios publicitários, e em 2018 foi Director de Fotogra fia para a Eurovisão e esteve encarregue também de filmar a cobertura do Festival Rock in Rio.

O seu mais recente projecto foi uma colaboração com o realizador Ramón de Los Santos na longa metragem portuguesa “Tiro e Queda”. Uma comédia “com humor mordaz e satírico à atualidade portuguesa”, dirigida ao grande público. Escrita por Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca, “Tiro e Queda” tem como protagonistas os humoristas Manuel Marques e Eduardo Madeira, produzido por Leonel Vieira.

Toda a longa metragem de “Tiro e Queda” foi filmada com RED Dragon 4K, lentes Zeisse Ultra Prime T.1.9 e maioritariamente usando luz natural, originando uma fotografia clean.
Com apenas 3 semanas e meia de rodagem e apenas uma camera, o gaffer Mário Soares, com toda a sua experiência, agilizou os set ups de iluminacão e ajudou a contornar a constante mudança da luz que entre os dias radiantes de sol e os dias de nevoeiro cerrado poderiam ser um problema de continuidade de luz. Na exposição do sol em demasia, o uso do rebatedor serviu para subir as sombras e durante o nevoeiro o contraste foi balanceado usando luz negativa.

Em dias mais ventosos foram usados frames com filtro Silent Grid, em vez de Soft Diffusion 216, para chegar o mais próximo possivel dos personagens sem interferir com a captacão de som. Um pequeno ajuste que não compremeteu a imagem mas que evitou perturbar a captação de som.

Em termos de iluminação foi usado um HMI 1.2 e um HMI 575w, dois Kinos, dois paineis Celeb e algumas luzes fluorescentes colocadas em sitios mais pequenos para acentuar alguns pontos da imagem em interiores.

Para controlo da profundidade de campo, na maior parte do filme T2.8 foi a abertura de lente escolhida e para planos gerais com a presença de paisagens usou-se T8.

Em termos de estética, o realizador optou por filmar cenas em planos sequência, onde o uso da 24mm foi recorrente, e quis tirar partido de espelhos e reflexos. Nessas situações, a iluminação foi direccionada desde o exterior através das janelas, e a luz interior complementada com KinoFlo para um Fill Light suave.

Em conjunto com o Director de Fotogra fia, os departamentos de guarda roupa e direcção de arte fizeram um brilhante trabalho, apresentando uma paleta de tons garridos, o que permitiu obter uma separação de tons entre os personagens e o background, realçando as cores mais quentes e vivas dos mesmos.

Neste momento, JP Caldeano divide a sua vida profissional entre Portugal e Londres, onde volta com frequência para dar aulas de cinema em várias escolas.

 

O Filme “Tiro e Queda” estreia nas salas de cinema a 29 de Novembro.

 

Direcção de Fotografia: JP CaldeanoRealização: Ramon de Los SantosCamera: RED DRAGON 4K
Lentes: Zeiss Ultra Primes T1.9Aspect Ratio: 2.35:1

 

 

Please reload

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Please reload