Editado por Mário Melo Costa

Luciano Tovoli na Cinemateca com Suspiria.

January 31, 2019

 

A personalidade Internacional escolhida este ano pela Associação de Imagem para receber o prémio carreira/honorário é o diretor de fotografia italiano Luciano Tovoli AIC ASC. Um nome que muito certamente não soa tão alto como outros seus conterrâneos, ou mesmo ainda ao lado de outros colegas de outras nacionalidades. Mas Luciano Tovoli tem uma marca indelével na classe dos diretores de fotografia. Luciano tem duas vertentes na sua carreira, a vertente de diretor de fotografia e a vertente associativa. Comecemos pela primeira.

 

Luciano Tovoli trabalhou com um naipe de reconhecidos realizadores Michelangelo Antonioni, Francis Veber, Dario Argento, Ettore Scola, Barbet Schroeder e com este último assinou diversos trabalhos sendo talvez o mais conhecido o filme «Reversal of Fortune» (1990). Porém o seu mais reconhecido trabalho é sem sombra de dúvida a sua colaboração no icónico filme de Terror de Dario Argento, «Suspiria» de 1977. Neste filme Luciano e Argento orquestraram um filme com uma diferente tonalidade que o género convencionalmente requer. A utilização de cores primárias vibrantes e um desenho de produção na mesma linha estética fez de «Suspiria» um filme totalmente diferente do que se esperaria de um filme do género.

 

O filme que teve um recente remake não teve a colaboração de nenhum dos dois intervenientes originais, mas um um ano ou dois antes Luciano foi confrontado com uma situação particularmente desgostosa para com o seu trabalho quando viu uma publicação de um DVD onde a restruturação cromática do filme estava totalmente errada. Desapontado com este acontecimento conseguiu convencer os proprietários do filme e fazer uma cópia restaurada que foi mais tarde publicada em blu-ray. É essa cópia restaurada fiel ao original que vai ser exibido no sábado dia 2 de Março pelas 21.30 na sala principal da Cinemateca.

 

Mas acompanhado dessa restauração da cópia em digital, Luciano com Piercesare Stagni publicou um livro intitulado «On Suspiria and Beyond» onde o diretor de fotografia explica todo o processo criativo da construção do filme «Suspiria» . Este livro será apresentado na Cinemateca pela Livraria Linha de Sombra  pelas 18h. Esta apresentação também será acompanhada de um seminário com Luciano onde iremos ver clips da sua obra e falarmos da sua carreira. Será também inevitável não se falar do eterno plano sequência do filme «Profissão: Repórter» que passa por uma janela com grade e regressa de novo sem cortes Como fez ? Como criou? É isso que vamos analisar entre as 18 e as 20 horas.

 

A segunda vertente do Luciano é a sua atividade associativa. Voltou de novo a ser presidente da Associação italiana AIC cargo que ocupa atualmente. Em 1992 fundou a federação Europeia IMAGO da qual voltou de novo recentemente a ser dirigente e tem sido desde longa data um acérrimo defensor pelo reconhecimento autoral à direção de fotografia de um filme. Conjuntamente com o seu conterrâneo Vittorio Storaro também nosso membro honorário defendem que o diretor de fotografia deve ter o reconhecimento legal da co-autoria da fotografia do filme. 

 

Estão convidados todos os cinéfilos amantes de fotografia cinematográfica e em particular conhecer de perto um dos principais autores do filme Suspiria, a não perder esta oportunidade única na Cinemateca.

 

 

Please reload

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Please reload