Editado por Mário Melo Costa

Tony Costa aip homenageado nos Prémios EGAS

April 19, 2019

 

Tony Costa foi homenageado, nos Prémios EGAS, pela sua carreira cinematográfica como Director de Fotografia.

Com um extenso percurso ligado à imagem do cinema, Tony Costa é o grande responsável pelo movimento de aproximação dos técnicos e dos artistas que fazem grande parte do cinema português.
Tendo sido fundador em 1998 da Associação de Imagem Portuguesa, AIP, de que foi Presidente e Vice-Presidente, a sua atividade permitiu a certificação dos diretores de fotografia portugueses com a sigla “aip” e o reconhecimento internacional desta associação profissional.
Tendo sido Vice-Presidente da IMAGO – Federação Europeia dos Diretores de Fotografia, é hoje o seu responsável pelo espaço web.
A sua preocupação pelo setor, expressa-se também no diretório de produção “Portugal CineGuia”, que Tony Costa edita há mais de 20 anos.
Membro fundador do CPAV (Centro Profissional para o Audiovisual), é também um dos fundadores em 2010 da Academia Portuguesa de Cinema, que todos os anos atribui os Prémios SOPHIA ao cinema português.

Os Prémios EGAS homenageiam assim a sua capacidade associativa, criativa e formativa, do maior relevo no país.


Organizados pelo Cine Clube de Avanca, estes prémios assinalam e reconhecem os cineastas da região que viram os seus filmes exibidos e distinguidos ao longo dos anos de 2016 e 2017, em diversos festivais do país e do estrangeiro. Obras de longa e curta metragem, entre a ficção, o documentário, a animação e as produções experimentais, estes filmes tiveram maioritariamente a sua estreia no Festival de Cinema Avanca.

 

Please reload

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Please reload