Editado por Mário Melo Costa

Estreia a 16 de Janeiro, ALVA com fotografia de Hugo Azevedo

January 14, 2020

ALVA, DE ICO COSTA
ESTREIA NOS CINEMAS A 16 DE JANEIRO 2020

 
Alva, a primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, vai estrear nos cinemas portugueses no dia 16 de janeiro 2020.

Depois da estreia absoluta no Festival Internacional de Cinema de Roterdão e da exibição em vários festivais internacionais, este filme coproduzido pela Terratreme, Oublaum (PT), Un Puma (AR) e La Belle Affaire Productions (FR), foi rodado no interior de Portugal, nas margens do rio que lhe dá nome.

Em Alva seguimos a história de Henrique, um homem solitário, que foge para a floresta depois de ter cometido um crime. O espectador vê-se transportado para um espaço de solidão e de fuga, onde as imagens serenas da natureza se confundem com a inquietação do protagonista. A desertificação do interior, a violência nos meios rurais, o divórcio e a separação dos filhos são alguns dos temas abordados pelo filme.

Ico Costa realizou as curtas-metragens Libhaketi (2012), Quatro Horas Descalço (2012), Corrente (2013), Antero (2014) e Nyo Vweta Nafta (2017), e o documentário Barulho, Eclipse (2017). O seu trabalho tem vindo a ser exibido em vários festivais, como Semana da Crítica em Cannes, Locarno, Roterdão, Roma, Cinéma du Réel, New Directors/New Films, Oberhausen, Jihlava, Vila do Conde, IndieLisboa, DocLisboa, entre muitos outros. Alva é a sua primeira longa de ficção.

 

 

 

Alva
2019 | ficção | 16mm | 98’ | Portugal, Argentina, França

SINOPSE
Após cometer um crime, um homem refugia-se na floresta. Rodado no centro de Portugal, em 16mm, o filme acompanha Henrique, um homem solitário em fuga da sua vida e do mundo. Num estilo progressivamente imersivo vemo-nos transportados para esse espaço de solidão, questionando-nos sobre o que realmente move o protagonista.

FICHA TÉCNICA
com HENRIQUE BONACHO
realização ICO COSTA
direcção de fotografia HUGO AZEVEDO
direcção de som DAVID BADALO
montagem FRANCISCO MOREIRA, ANA GODOY
correcção de cor ADA FRONTINI, RITA LAMAS
montagem de som MARCOS CANOSA
mistura JOAQUÍN ROSSON, SIMON APOSTOLOU
produtores JOÃO MATOS, JERÓNIMO QUEVEDO, JÉRÔME BLESSON, ICO COSTA
produção TERRATREME, UN PUMA, LA BELLE AFFAIRE PRODUCTIONS, OUBLAUM

Please reload

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes

January 17, 2020

Please reload