Prémio Associação de Imagem para MotelX

February 23, 2020

 

É um prémio incontornável. O prémio especial da Associação deste ano é entregue ao Festival Internacional de cinema de Terror de Lisboa – MOTELX.

 

A associação de Imagem com este prémio reconhece a importância e o contributo que o festival dá à produção nacional ao atribuir no seu certame o prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’argent.

 

Para os diretores de fotografia esta iniciativa tem um significado especial. Muitos dos jovens iniciam a sua carreira na fotografia nestes filmes que são produzidos de propósito para o festival. Não só a iniciativa tem o condão de impulsionar a produção nacional como tem diretamente particular relevância no domínio da direção de fotografia. Daí o reconhecimento ao MotelX pelo seu empenho, determinação ao longo destes anos em manter um festival vivo, jovem e dinâmico.

 

Video com clips de alguns dos filmes que passaram pelo festival

 

 

 

Sobre o MotelX

"O MOTELX é o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Um evento privilegiado de exibição do melhor do cinema de terror produzido nos últimos anos em todo o mundo, um espaço onde se premeia a produção nacional de cinema de género e se apresentam retrospectivas e debates que contribuem para que as novas gerações conheçam e possam contextualizar a cinematografia de terror ao longo dos tempos.


Neste sentido, o MOTELX concentra em seis dias a exibição de filmes recentes e clássicos de vários estilos e subgéneros, promove a vinda de prestigiados convidados nacionais e internacionais e destaca duas secções competitivas do Festival: o Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’argent, secção/prémio que impulsiona, todos os anos, dezenas de participantes a produzirem curtas-metragens de terror propositadamente para estrearem no Festival, e o Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’argent.

 

Em 13 anos de MOTELX já se deslocaram a Portugal para participar no Festival alguns dos maiores nomes da história do cinema de terror mundial, como George Romero, John Landis, Dario Argento, Tobe Hooper, Mick Garris, Stuart Gordon, Hideo Nakata, Zé do Caixão, Eli Roth, Ruggero Deodato, Roger Corman, Alejandro Jodorowsky, Leigh Whannell, Paco Plaza, Ari Aster, entre muitos outros.


Depois de treze edições o MOTELX conquistou um lugar de destaque na oferta cultural da cidade de Lisboa e do país e, a cada ano, consolida o seu lugar no circuito dos mais importantes festivais de cinema de género europeus.

 

O MOTELX é o único festival português na Méliès International Festivals Federation, uma rede com 25 festivais presente em 19 países e uma audiência global na ordem dos 800 mil espectadores. Em 2015, tornou-se membro da Europe For Festivals, Festivals For Europe, uma organização europeia dedicada à promoção e fomento da criatividade dos festivais do espaço europeu e, em 2017, integrou a comunidade de 45 festivais de cinema que receberam a acreditação da FIAPF (a título de exemplo, Berlim, Cannes e Veneza e outros festivais de renome integram em diversas categorias esta rede internacional), que actua como um selo de qualidade para festivais de cinema internacionais que atingem os padrões mínimos decididos pela comunidade mundial de produtores de cinema. "

Please reload

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Please reload

Editado por Mário Melo Costa