«History of Civilization» com fotografia de Leandro Ferrão.


Fui convidado pela premiada realizadora Zhannat Alshanova para fazer parte da sua equipa nesta curta History of Civilization como “ensaio” para o projecto que está a ser desenvolvido “Mother Tongue” previsão de filmar em 2021.

Fizemos alguma preparação via skype e após uns meses começamos a preparar no terreno. Foi tudo filmado em Almaty. Envolvemos todos os departamentos no trabalho de pré-produção e fomos ao encontro de uma abordagem um pouco neo realista.

Utilizei uma mini Alexa com lentes anamorficas LOMO round front, queria tirar o máximo partido dos decores que para mim têm um certo exotismo, a escolha deste equipamento ajudou-me a isso mesmo.

O filme abre com uma sequência de basquete em que a realizadora queria passar a ideia de sonho, capturei tudo com obturação lenta e com diferentes frame rates para retirar algum arrastamento de imagem e ajudar com esta sensação de memória. O filme mistura câmara à mão e fixa, tentei com isto ser o mais fiel ao sentimento dos personagens e ajudar o espetador a envolver-se na história.

Toda a equipa era local, excelentes profissionais com recursos limitados e graças a isso foram apresentadas soluções para todas as necessidades do filme elevando-o. Na troca de ideias e conhecimento deu também para aprender novas coisas, diferentes soluções.

está agora no seu percurso de festivais tendo sido premiado com o Pardino d’argento no Festival de Locarno 2020 prometendo não parar por aqui.

LINK do trailer: https://vimeo.com/442666273

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Editado por Mário Melo Costa