Fujifilm lança “FUJINON Premista 19-45mmT2.9”


- Objetiva zoom grande angular da Série Premista para câmaras de cinema, compatível com sensores de Grande Formato

-I magem natural com um reduzido nível de distorção em toda a distância focal

- Ferramenta ponderosa para a produção de vídeo de alta qualidade


LINK: https://www.youtube.com/watch?v=iBBc3fgj3_U&feature=emb_logo&ab_channel=FUJIFILMglobal


A FUJIFILM Corporation anuncia a comercialização da "Premista19-45mmT2.9" (Premista19-45mm). Um zoom grande angular que abrange distâncias focais de 19mm a 45mm, que será lançado a 28 de janeiro de 2021, sendo já o terceiro modelo de lentes zoom para cinema da Série Premista. A Premista19-45mm suporta sensores de grande formato*1 e oferece alta resolução, um bokeh natural e bonito e uma tonalidade rica com HDR (high dynamic range).


A Premista19-45mm é uma lente zoom grande angular compacta e de qualidade superior, desenvolvida com a tecnologia óptica da Fujifilm, cultivada ao longo de muitos anos. Controla eficazmente a distorção*2, oferecendo imagens naturais com reduzida distorção em toda a gama zoom.

A Fujifilm apoia fortemente a produção de vídeo de alta qualidade para uma diversidade de cenas, abrangendo a distância focal grande angular e ampliando a gama da distância focal para 19-250mm, graças à adição da Premista19-45mm na Série Premista que contempla o zoom padrão e o zoom telefoto.


*1 Sensores de imagem amplos com dimensões de 43.2-46.3 na diagonal. O sensor é maior do que os sensores 35mm, o formato padrão para as câmaras de cinema.


*2Distorção de imagem que tende a ocorrer ao fotografar com distâncias focais amplas




Nos últimos anos, temos verificado uma maior aceitação de câmaras de cinema equipadas com sensores de grande formato, capazes de oferecer imagens de alta qualidade e expressão em locais que produzem vídeos de qualidade superior, como na indústria cinematográfica de Hollywood. As lentes Prime apresentam um desempenho ótico excecional e são habitualmente utilizadas entre as lentes compatíveis com os sensores de grande formato. No entanto, ao filmar com lentes prime, é necessário mudar a lente em função da cena. Assim, há uma procura crescente de lentes zoom que requerem menor substituição e com capacidade de produzir vídeo de alta qualidade.

Em 2019, a Fujifilm lançou ambas; lentes zoom standard e telefoto, integrando a Série Premista de lentes zoom para câmaras de cinema de alto desempenho, equipadas com um sensor de grande formato. A série tem sido elogiada por profissionais na linha da frente de produção de vídeo, pela nitidez e pela vasta gama de distâncias focais.



A Premista19-45mm é uma lente zoom grande angular que oferece uma T-stop constante de 2,9*3 ao longo das distâncias focais de 19mm a 45mm. Apresentando elementos de lente esféricos de grande diâmetro e um sistema de zoom único, a lente atinge um nível espantoso de nitidez de ponta a ponta. Além disso, a distorção é eficientemente reduzida, mesmo nas distâncias focais mais amplas, oferecendo filmagens naturais com uma distorção mínima em toda a gama de zoom. Em simultâneo, a utilização das tecnologias proprietáriaa de simulação ótica e de desenho mecânico, oferece-lhe um corpo de lente compacto, mas robusto, medindo 228mm e pesando 3,3kg. A nova lente zoom pode ser utilizada para filmagens manuais utilizando uma Steadicam*4, ou para filmagens em ângulo elevado, utilizando uma grua. Tal como o zoom padrão e telefoto, a Premista19-45mm suporta "ZEISS eXtended Data", podendo gravar metadados*5 ao fotografar, reduzindo assim a carga de trabalho na edição de vídeo em pós-produção e facilitando a produção eficiente de vídeo.


A Fujifilm tem liderado a indústria cinematográfica desde a sua fundação em 1934, conseguindo a produção local de película fotográfica e cinematográfica no Japão. A Fujifilm irá continuar a utilizar as tecnologias óticas de formação e montagem de alta precisão, cultivadas na área de produção de vídeo de vanguarda, para o desenvolvimento de uma vasta gama de lentes e respondendo a diferentes necessidades.


*3 Um índice que indica a luminosidade da lente, considerando o valor F e a transmitância. Quanto menor o valor, maior a quantidade de luz que a lente passa para o sensor.

*4 Equipamento que controla a oscilação da câmara durante o disparo manual para a gravação de vídeo estável.

*5 Informação como foco, zoom e posição da iris.




3. Principais Características

(1). Compatível com sensores de Grande Formato, oferecendo uma elevada resolução, um bokeh natural e bonito e tonalidades ricas

・Através de elementos de lentes esféricas de grande diâmetro, polidas com a máxima precisão e o sistema de zoom único da Fujifilm, a Premista 19-45mm corrige eficazmente a aberração cromática, oferecendo uma nitidez e clareza impressionantes.

・A lente reduz eficazmente a distorção que tende de ocorrer ao fotografar com distâncias focais amplas, oferecendo uma descrição natural da cena, independentemente da distância do tema e da posição do zoom.

・ O desenho da iris de 13 lâminas forma uma abertura circular quase perfeita. Produz um bokeh natural e bonito quando a abertura está definida para uma profundidade de campo reduzida, o que é uma característica dos sensores de Grande Formato.

・A utilização de desenho ótico de vanguarda e o processo de revestimento único da Fujifilm reduz os fantasmas e fachos, conservando uma tonalidade rica para vídeo de qualidade superior baseado em HDR.


(2) Zoom grande angular cobrindo distâncias focais de 19mm a 45mm

. A Premista19-45mm é uma lente de zoom grande angular que oferece um valor T-stop de 2,9 em toda a sua gama de distâncias focais de 19mm a 45mm. Cobre as distâncias focais equivalentes a cinco lentes prime*6, reduzindo assim a necessidade de trocar de lente para filmagens rápidas e eficientes.

. A lente pode formar um kit com o zoom padrão e telefoto da Série Premista para cobrir distâncias focais de 19mm a 250mm, acomodando disparos de grande angular para incluir fundos, bem como disparos de telefoto para fazer aproximar um tema.


*6 Cinco lentes prime para câmaras de cinema compatíveis com sensores de grande formato com distâncias focais de 21mm, 25mm, 29mm, 35mm, e 40mm



Imagem captada com a Premista 19-45mm, oferecendo uma expressão de vídeo dinâmica, incluindo o fundo.


(3) Design compacto e excelente robustez

・A utilização das tecnologias proprietárias de simulação ótica e desenho mecânico permite obter um corpo de lente compacto e, simultaneamente robusto, medindo 228mm e pesando 3.3kg, capaz de suportar condições de filmagem desafiantes. A Premista19-45mm pode ser usada em fotografia manual, utilizando uma Steadicam, ou de ângulo elevado, utilizando uma grua.



A nova lente mede 27mm e pesa 500g, mais compacta e leve do que as lentes zoom standard e telefoto da Série Premista. É também muito robusta, permitindo a gravação de vídeo com uma Steadicam


(4) Funcionamento excelente e avançado

・A Premista19-45mm partilha o mesmo diâmetro frontal e a mesma posição de engrenagem para o foco, zoom e anéis de funcionamento da iris que as lentes zoom standard e telefoto da Série Premista. Tal permite a utilização partilhada de acessórios, como uma caixa mate, que reduz problemas como erupções e fantasmas, assim como um sistema de focagem de seguimento que oferece uma focagem suave e precisa. Não é necessário reajustar as posições dos acessórios no momento da troca de lente, oferecendo, assim, um manuseamento eficiente.

A lente apresenta um mecanismo de ajuste da distância focal da flange*7, para que o utilizador possa ajustar facilmente a distância focal da flange, fazendo rodar um anel na lente para correção de deslocamentos na distância focal da flange, causados por alterações bruscas na temperatura no local de disparo. O anel de focagem apresenta um ângulo de rotação amplo de 280 graus e

oferece um toque suave durante a rotação, para uma focagem precisa e excelente operação. A pintura fluorescente é aplicada a marcas de índice no foco, zoom e anéis da iris, para que estas configurações sejam visíveis à noite ou num espaço escuro. O índice de foco pode ser exibido em pés ou metros.


*7 Esta função pode ajustar o plano de formação da imagem da lente para uma posição ótima de acordo com a distância focal da flange de cada câmara (distância do plano de referência de montagem da lente ao sensor de imagem).



(5) Compatível com ZEISS eXtended Data

・A lente suporta "ZEISS eXtended Data", desenvolvido pela Carl Zeiss, em conformidade com o protocolo de comunicação "/i® Technology*8". O utilizador pode assim gravar metadata durante a gravação de vídeo, bem como, corrigir a distorção da lente e a queda de luz nos cantos*9, reduzindo o trabalho de edição de vídeo em pós-produção e facilitando a produção eficiente de vídeo.



*8 /i é uma marca comercial ou marca registada da Cooke Optics Limited.

*9 Podem ser necessários dispositivos isolados compatíveis de acordo com a câmara utilizada


MAIS VIDEOS https://fujinoncinelens.com/#

Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Editado por Mário Melo Costa