Janeko em dois trabalhos


O nosso membro João Lança Morais aip, fala-nos nos seus mais dois recentes trabalhos em que colaborou. Começamos pelo Peixe Frito, realizado por Daniela Ruah e produzido pela Ukbar de Pandora Cunha Telles. Peixe Frito faz parte de uma série de 10 filmes de um projeto intitulado « Contado por mulheres» para a RTP em que cada um dos episódios é

realizado por uma mulher.


Trata-se de uma comédia que passa por sustos e equívocos, ameaças veladas à integridade física de JJ, torresmos para sanar a falta de peixe frito, operações à James Bond para filtrar o conteúdo dos intestinos diamantíferos de Manguimbo, o velório de um morto ao som do relato futebolístico, tudo enfeitado com o colorido linguajar do JJ que vai tropeçando no seu “dicionarismo” como nos descreve Janeko. A abordagem fotográfica não fugiu à convenção

clássica que se adota para as comédias e denominado high key «sabíamos que tínhamos de dar prioridade ao mapa de rodagem que não nos deixava muita margem para experimentar, filmamos um episódio de uma hora em 11 dias» disse Janeko acrescentando « o processo com a Daniela foi muito rápido e muito pragmático. a Daniela já tem experiencia de realização e para este projeto isso foi valioso porque não tínhamos muito tempo. Ela já tinha noções muito fortes de como queria contar a historia com quantos planos e uma noção exata do material que ia usar na edição . Nesse aspeto foi uma rodagem muito económica sem grandes experimentações até porque não tínhamos mesmo tempo. Era um elenco grande, muitos diálogos…



Sobre o outro projeto.....


Sinopse

“Lusitânia” é uma série de seis episódios em formato de antologia que reconta lendas do vasto e rico folclore português. Seis histórias com narrativas contidas, sem continuidade entre si, com diferentes estruturas, personagens e épocas. Cada episódio conta uma lenda que explora os costumes, tradições e superstições de uma cultura feita de aventura, terror, comédia e drama épico. Uma tapeçaria de mitos e lendas que revelam o passado de um nobre povo e de uma nobre terra, Lusitânia. Que histórias moldaram o povo português?


Lusitânia / ontologia de 6 Episódios sobre lendas portuguesas

Realização : Frederico Serra

Autor: Nuno Soler

Pro Take it Easy Filmes



1 – O que é que fizeste para abordar esteticamente a tua fotografia de filme para filme?

2 – Mudaste de câmaras e objetivas de filme para filme?

Uma vez não tínhamos orçamento para a Alexa ou Venice, depois de fazer testes acabamos por escolher a Sony FX9 com as lentes highspeed da Zeiss. Funcionou muito bem. É uma câmara perfeita para documentários, pequena e leve com bastante latitude e bons resultados para câmara que é. 3 – Onde filmaram?

Filmamos na zona do Sabugal e da Sortelha que são incríveis em termos de beleza natural. 4 – Quanto tempo dura cada um dos episódios?

60 minutos. 5 – Tinhas uma equipa grande para este projeto?

Na equipa de imagem eramos 4 e na electricidade 3.







Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes