YMotion Distingue fotografia de Guilherme Daniel


O Festival YMotion, que teve lugar em Novembro, destacou o membro AIP Guilherme Daniel pelo segundo ano consecutivo com o Prémio de Melhor Fotografia. O filme vencedor do prémio é a curta-metragem "Erva Daninha", realizada pelo mesmo, e que teve na equipa Ana Sofia Ramos (Assistente de Imagem), Fábio Alas (Maquinista) e Inês Alegre (Electricista).


O filme foi rodado conceptualmente sem se utilizar fontes de luz não diegéticas, e recorrendo a técnicas de noite americana. O objectivo era trabalhar um equilíbrio entre um naturalismo e um plasticismo imagético, equilíbrio este que também se encontra no argumento que insere elementos fantásticos num cenário rural de época.

Sendo a temática da curta-metragem sobre depressão e auto-destruição, trabalhou-se uma palete de cores para o filme juntamente com a Directora de Arte Raquel Santos. Manteve-se a decoração e guarda-roupa do filme dentro de azuis e verdes pastel, que sobressaem subtilmente do castanho da terra, e ajudam a criar um ambiente taciturno. Esta tendência cromática continua numa correcção de cor ligeiramente dessaturada.

A câmara do filme foi uma Sony F65 com objectivas Zeiss Ultra Prime, tendencialmente com o diafragma completamente aberto de maneira a desfazer um pouco a nitidez da imagem.





Segue-nos
  • Facebook Social Icon
Notícias Recentes
Editado por Mário Melo Costa