A fotografia de Rui Poças aip abc em "Ciudad sin Sueño" vale nomeação para os Prémios Goya

16 janeiro 2026

Rui Poças aip abc foi nomeado para os Prémios Goya pela direção de fotografia do filme "Ciudad sin Sueño". A nomeação destaca o seu trabalho num dos mais prestigiados prémios do cinema espanhol, reforçando o reconhecimento internacional da fotografia de Rui Poças. Muitos parabéns, Rui!

"Ciudad sin sueño" (título internacional Sleepless City) é um filme dramático hispano-francês realizado por Guillermo Galoe, estreado em 2025 na Semana da Crítica do Festival de Cannes. O filme recebeu grande atenção crítica e reconhecimento internacional, sendo elogiado pelo seu retrato sensível da vida na Cañada Real, um dos maiores assentamentos informais da Europa, nos arredores de Madrid.

RuiCiudadSinSueno1

A história acompanha Toni, um rapaz de 15 anos que vive na Cañada Real, nos arredores de Madrid. Toni pertence a uma família de recolhedores de ferro-velho e enfrenta o momento em que as máquinas de demolição ameaçam destruir o território que é lar da sua comunidade e o espaço das suas memórias. Entre a tradição e o desejo de mudança, o jovem tem de decidir se permanece ou parte para um futuro incerto.

Longe de estigmatizar os habitantes ou reduzir o bairro a um cenário de pobreza, "Ciudad sin sueño" valoriza as relações humanas, a luta quotidiana e a dignidade dos seus personagens, combinando elementos de ficção com aproximações quase documentais.

Captura de ecrã 2025 10 01 às 22.33.32

Ciudad sin sueño exemplifica um cinema comprometido, sensível e esteticamente ousado. A criação do filme envolveu anos de pesquisa, diálogo com a comunidade e adaptação ao ambiente real, enquanto a fotografia de Rui Poças concretizou visualmente essa visão, transformando a vida quotidiana da Cañada Real numa experiência cinematográfica profunda.

artigo 2

"Na imagem, a transfiguração operada por Rui Poças (brilhante diretor de fotografia, entre outros trabalhos com Miguel Gomes) é impressionante. Os planos realistas, próximos dos rostos e em movimento, alternam com quadros que nos transportam para mundos múltiplos: das noites de Ribera às alucinações cromáticas de David Hockney. Isto porque as crianças, através dos filtros dos seus telemóveis, documentam o seu espaço e projetam nele todas as possibilidades de uma fauna e de uma atmosfera sobrenatural."

Cahiers du Cinéma

Artigo 3

"... a fotografia do notável diretor de fotografia português Rui Poças (colaborador habitual de Miguel Gomes, João Pedro Rodrigues, Ira Sachs e dos argentinos Gastón Solnicki e Lucrecia Martel) capta a essência melancólica e até atemporal desta história, na qual, se não fosse pelo facto de surgirem algumas carrinhas ou telemóveis e se falarem de TikTok ou PlayStation, poderia muito bem decorrer uma, três ou cinco décadas atrás. Uma cidade sem sono, mas também sem tempo."

Otros Cines

artigo 5

"E é que o visual é um dos aspetos mais cuidados desta estimável obra. Não é de estranhar, já que o responsável pela fotografia não é outro senão Rui Poças, um nome de prestígio no cinema europeu, que ajuda a integrar as dinâmicas inerentes ao rodar num bairro mergulhado na vivacidade – quando não no caos – no seio de imagens de si já conflituosas, por vezes intrusivas. E que consegue extrair beleza a partir da naturalidade, fazendo uso dos (inexistentes) recursos de que dispõem aqueles que ali vivem. Convém destacar, sobremaneira, os recorrentes planos nocturnos à mercê do fogo e das velas em torno dos quais se reúnem os habitantes; uma penumbra impressionante que evoca com facilidade o tenebrismo em claroscuro da pintura barroca."

Pickpocket

“O ‘star player’ é o director de fotografia Rui Poças... que capta a vibração da comunidade, mas também o estado confuso de espírito do protagonista com certa graça, usando uma combinação de planos de câmara na mão e steadicam, contrastando cores naturais da vida real com tons altamente filtrados do mundo imaginado das crianças.”

Eyeforfilm

IMG 2889 3

 


Latest Articles

Pedro J. Márquez aip vai ao Berlinale Talents 2026 com a arte de contar histórias pela imagem

O diretor de fotografia Pedro J. Márquez aip foi selecionado para integrar a Berlinale Talen...

Adolpho Veloso nomeado ao Óscar: reconhecimento internacional da fotografia em Train Dreams

  O filme Train Dreams (2025), realizado por Clint Bentley e distribuído internacionalmente...

Fotografia de João Pedro Plácido aip e de Hugo Azevedo aip no Berlinale Series Market

As séries "Cold Haven" e "Marquesa de Alorna" integram a selecção do Berlinale Series Market, com...

Assine a nossa Newsletter.

Associação de Imagem cinema-televisão Portuguesa

Fundada em 2 de junho de 1998
Pela Arte e Técnica Cinematográfica

Contactos


Copyright © Powered by Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..