Celebrar a vida e a memória de João Calvário

01 outubro 2025

Realizou-se no Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, um encontro para celebrar a vida e a memória de João Calvário, que recentemente nos deixou.

João Calvário foi um notável diretor de arte, presença essencial em muitos dos nossos projetos, sobretudo nos tempos áureos do Animatógrafo. O encontro reuniu mais de uma centena de amigos vindos de vários pontos do país, muitos deles com ligações próximas ao João, tanto pessoais como profissionais.

O encontro reuniu mais de uma centena de amigos vindos de Sines — onde teve o seu atelier, para mais tarde instalar-se nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, onde manteve o seu espaço de trabalho até aos últimos tempos — e foi precisamente aí que se realizou esta sentida homenagem.

O almoço — um cozido confecionado em lume de chão, segundo métodos ancestrais — serviu de pretexto para o reencontro, a conversa e a partilha de memórias.

Ao longo do dia, foram exibidas fotografias e vídeos que recordaram momentos marcantes da sua vida e do seu trabalho. Estiveram também presentes familiares, incluindo o seu irmão mais velho, José, e muitos amigos de longa data. No final, cada pessoa levou consigo um crachá com a imagem do João — um gesto simbólico, carregado de afeto.

Não poderia ter havido melhor forma de celebrar a generosidade, o talento e a humanidade de um homem que deixou uma marca indelével no cinema e nos corações de todos os que com ele privaram.

Tony Costa

IMG 9906IMG 9876IMG 9878IMG 9879IMG 9881IMG 9884IMG 9887IMG 9888IMG 9917IMG 9914IMG 9910IMG 9886IMG 9890IMG 9896


Latest Articles

"Terra Vil" tem estreia oficial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

O filme "Terra Vil" realizado por Luís Campos e com direção de fotografia de Pedro P...

"A Fronteira Azul" disponível no canal ARTE

"A Fronteira Azul", de Dinis Costa, disponível no canal ARTE Depois de passar pelo prestigiado F...

Assine a nossa Newsletter.

Associação de Imagem cinema-televisão Portuguesa

Fundada em 2 de junho de 1998
Pela Arte e Técnica Cinematográfica

Contactos


Copyright © Powered by Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..